domingo, 22 de agosto de 2010

MEDICINA EM REVISTA - Dicas de Saúde

Edição: Paulo Vasconcellos, Paulo Henrique e Mathaus Melo

>>>Os homens precisam se preocupar com a saúde e fazer os exames periódicos, sem medo, pois prevenir é melhor do que remediar. - Amarildo de Jesus - Vereador do Povão

Medo ainda é o maior inimigo dos homens
O estresse, a má alimentação e a falta de cuidados com a saúde são os maiores causadores das doenças nos homens. Nos dias atuais não existe uma faixa etária específica para que as doenças apareçam no sexo masculino.
Segundo informações do médico clínico geral, Hélio Franco, no Brasil o principal causador de morte são as doenças cardiovasculares, seguido pelo câncer. Essas duas doenças também estão dentre as que mais matam os homens, além do diabetes.
Para Franco, o fato dos homens terem receio de se consultar e de realizar os exames necessários faz com que doenças, que poderiam ser diagnosticadas e tratadas com facilidade, tornem-se doenças graves e de difícil cura por causa da falta de prevenção.
De acordo com o médico, as principais doenças nos homens são: câncer de próstata, de pulmão, de estômago, hipertensão e diabetes. Para ele essas doenças estão ligadas aos excessos e também ao preconceito. “97% do câncer de pulmão está ligado ao tabagismo e 35% do câncer de estômago está ligado à alimentação inadequada”.
Além desses índices ainda existe o preconceito e a inibição com os tipos de exames, que também são um fator para o agravamento”, comenta Franco.
Para o estudante de administração Leonardo Lima, 23 anos, que desde os 15 anos toma cuidados, as idas aos médicos e a manutenção da saúde são muito comuns na vida do rapaz. “Faço ‘check up’ de seis em seis meses. Além de fazer exercícios físicos e controlar a alimentação”. Lima afirma que por consumir bebidas alcoólicas e fumar, esses são cuidados essenciais no seu cotidiano. “Preciso ter qualidade de vida. Afinal, tenho vícios que já me prejudicam”.
O estudante comenta ser diferente de muitos amigos, que só procuram ajuda médica quando as evidências já estão aparentes. O jovem já tem casos de hipertensão na família.
De acordo com o presidente do Sociedade Brasileira de Urologia e coordenador do I Simpósio Paraense da Saúde do Homem, Ricardo Tuma, há um ano as entidades de saúde têm se preocupado mais com os homens. Para ele, o simpósio servirá para conscientizar e despertar uma preocupação nos novos médicos e nos próprios homens, que deveriam começar a ter uma atenção redobrada. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário