sexta-feira, 27 de agosto de 2010

CULTURA EM ALTA - Carimbó Paraense em Destaque

Edição: Paulo Vasconcellos, Paulo Henrique e Mathaus Pereira 
 
- Aos poucos vou postando notícias e informações que abrangem várias camadas sociais. A cultura, por exemplo, merece todo o meu apoio e o carimbó é a marca registrada do Pará.
 
Amarildo de Jesus - Vereador do Povão 
 
Escolas da rede pública vão divulgar o carimbó do Pará



Objetivo é ajudar a tornar a dança típica patrimônio cultural nacional


Foi lançado ontem o projeto Circuito Cultural Carimbó na Escola, que faz parte da campanha 'Carimbó, Patrimônio Cultural Brasileiro' e é realizado pelas secretaria de Estado de Educação (Seduc), de Cultura (Secult) e pela Irmandade de Carimbó de São Benedito. O objetivo é sensibilizar e mobilizar crianças, adolescentes e adultos para a necessidade de reconhecimento do carimbó como patrimônio cultural brasileiro. No total, mais de 500 crianças, de cinco escolas de Belém, participam do projeto. Os estudantes são dos bairros da Cremação, Terra Firme, Condor, Guamá e Jurunas.
De acordo com o gestor da Unidade Seduc na Escola da Região 4 (USE04), José Messiano, o projeto visa contribuir com a formação cultural dos estudantes, por meio de ações de valorização, circulação e difusão do patrimônio cultural imaterial paraense. 'Inicialmente, o circuito ocorrerá só nas escolas que compõem a USE 4. Apesar do lançamento ter acontecido hoje (ontem), no último sábado, as crianças já participaram de uma oficina para conhecer um pouco da história do carimbó e de dança. A intenção é estender o projeto para outras escolas', disse José Messiano.
As oficinas do projeto consistem em aulas de dança, musicalização (percussão e banjo), canto para carimbó e confecção de instrumentos tradicionais (percussão e banjo). Os estudantes também vão participar de seminários, mostras da música e dança de vários grupos e comunidades do interior e da capital paraense.
'Com isso, esperamos fomentar a criação e o fortalecimento de uma rede de grupos e projetos culturais nas próprias escolas envolvendo alunos, educadores e artistas da comunidade', explica o coordenador da campanha 'Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro', Isaac Loureiro.
Ele lembrou que a data de lançamento do circuito tem um significado especial. Ontem, foi o Dia Municipal do Carimbó. A data é uma homenagem ao nascimento do Mestre Verequete, que morreu no ano passado.

Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário