sábado, 14 de agosto de 2010

CURIOSIDADES - Eleve seus conhecimentos

Invenções

Edição:Paulo Vasconcellos, Paulo Henrique e Mathaus Pereira

>>> Os inventos fazem parte da nossa memória de quando estudavamos as origens deste ou daquele objeto. A Lâmpada Elétrica por exemplo, era assunto corriqueiro nas sabatinas escolares. Por essa razão, estou postando algumas curiosidades relacionadas ao invento captaneado por Thomas Alva Edison: o homem que trouxe a luz.
Amarildo de Jesus - Vereador do Povão



A Lâmpada Elétrica
A invenção da lâmpada elétrica não foi tão original quanto a do fonógrafo. Muitos outros vinham trabalhando sobre essa idéia havia anos. Mas Edison desejava fazer pequenas lâmpadas que pudessem ser usadas no lar e em escritórios.


Em 1879, Edison chegou ao princípio que o levaria com êxito à iluminação elétrica. Passara dois anos pesquisando o filamento que desse boa luz ao ser percorrido pela corrente elétrica. Em sua busca de uma substância perfeita para esse filamento, mandou um agente procurá-la nas florestas da Amazônia, e outro nas florestas do Japão.


Uma noite, Edison estava sentado à escrivaninha, brincando descuidadamente com uma mistura de negro-de-fumo (espécie de resíduo de carvão) e alcatrão. Enrolando-a até convertê-la em um fio, pôs este numa bola de vidro, da qual extraiu o ar. Quando fez passar a corrente elétrica no fio, este brilhou por algum tempo, e depois se queimou e se desfez.


Funcionamento da lâmpada incandescente


Edison achou que a mistura se queimara porque continha ar, e pensou em buscar alguma coisa que não contivesse ar, tal como linha carbonizada, ou seja, uma linha de coser de algodão reduzida a cinza por combustão. Edison pensava que esse fio resistiria à corrente elétrica. Em 19 de outubro de 1879, após muitos insucessos, Edison conseguiu afinal colocar em uma lâmpada um filamento de linha carbonizada, do qual obteve luz de boa qualidade.


Ao alvorecer do dia 20 de outubro, a preciosa lâmpada ainda brilhava, e assim continuou por todo o dia, só vindo a queimar o filamento no dia 21, quando Edison decidiu aumentar a voltagem da corrente. Quando, em 21 de dezembro, noticiou-se a invenção da luz elétrica incandescente por Edison, este passou a ser chamado em todo o mundo o mago de Menlo Park.

Nenhum comentário:

Postar um comentário