quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PRONUNCIAMENTO NA CÂMARA


Antecipo meus cumprimentos ao povo Pirabense, especialmente aos moradores de Japerica que vão receber os integrantes do Poder Legislativo na sessão itinerante que acontece nesta sexta-feira. Abaixo, teor do meu pronunciamento dedicado a Flor de Pirabas que se Chama Japerica. (Amarildo de Jesus)

Japerica, a Flor de Pirabas
Resgatar memórias corresponde voltar no tempo e associar os costumes de povos civilizados que com o passar do tempo norteiam os caminhos a serem seguidos e assim por diante. A singular história do município de São João de Pirabas reserva acontecimentos importantes, sobre tudo no que tange a regionalização territorial abrangente a área que compreende a sede e as Vilas que fazem o conglomerado de patentes sólidas existentes nos apontamentos estatísticos.
Em toda a sua existência, Pirabas sempre se destacou na Região Nordeste do Estado com propósitos de desenvolvimento, principalmente por fazer parte da Zona do Salgado. Hoje, no limiar do Século XXI, o município desponta entre os mais progressistas, mas a origem de seu povo merece conotações por aqui, a hospitalidade ser um dos referenciais. Reforçando esse preâmbulo estou inserindo o Distrito de Japerica, como uma das principais vias de acesso para o turismo, por se tratar de um lugar aprazível, aconchegante e acolhedor, fruto da amizade que os moradores nutrem uns pelos outros, formando verdadeira família.
Durante o tempo que conheço Japerica e também ter feito amizades com seus moradores, posso declarar livremente que a afinidade tem conceito mútuo, tanto prova que ao escolher família para constituir, Japerica foi o foco principal e hoje sou casado com a senhora Adriana, filha de Japerica e isso muito me orgulha. Por essa razão, nesse dia especial, quando o Poder Legislativo Pirabense se instala aqui para a sessão itinerante reitero minhas considerações ao Distrito de Japerica, estendendo a todos os moradores, também meu voto de gratidão pelo acolhimento.
Para saldar essa abençoada terra, a comparei com uma flor, a flor de Pirabas. Por conseguinte, precisei recorrer ao poeta, pedindo a ele, orientações para que dedique pequenos trechos que enalteçam ainda mais a representatividade que tem o local e a importância do potencial turístico. Então, caro poeta, me empreste sua intelectualidade para eu dedicar alguns versos à minha querida flor que se chama Japerica.
Queria eu poder contar em verso e prosa a felicidade radiante que paira em meu peito, ao juntar palavras e te dedicar com amor. /// Por mera coincidência vou te chamar de pequena flor, uma flor bela, de cor rosa ou vermelha, até amarela ou de qualquer cor. /// Não importa qual a família que essa flor pertence, o que importa mesmo, é a atitude de prosear, trocar versos e te colocar no mais alto degrau do esplendor. /// Querida Japerica, Flor de Pirabas, meu encanto, quero te abraçar e fazer de ti, minha fonte inspiradora. /// Terra de grandes homens e mulheres, flor divina, de passado glorioso, de presente radiante e futuro promissor.
Como não sou poeta, espero que essa dedicatória tenha tocado nos corações de todos aqui presentes e que doravante os Pirabenses, especialmente aqueles que nasceram em Japerica, lembrem-se desse momento histórico que vai ficar marcado nos anais da Câmara Municipal, que oportuniza condições para essas sessões itinerantes que serão feitas em outras localidades. Meus caros e diletos amigos de Japerica e de outras localidades: - os rumos do nosso município dependem de nós para que tenhamos sempre o sinal do progresso, mas também precisamos da força divina, pois Deus é o alimento que nós norteia e nos conduz em nossas resoluções. Diante de tantas palavras que já expressei só me resta agradecer a amizade de todos vocês e que continuemos nossas missões de trabalharmos para o bem estar da comunidade. Como somos agentes políticos, temos o compromisso de servir sem ser servido, amar e ser amado, construir um mundo melhor para que na colheita dos frutos bem plantados, tenhamos êxito em nossas jornadas.

Que Deus seja Louvado!
Amarildo de Jesus – Vereador do Povão

Nenhum comentário:

Postar um comentário