Antecipo meus cumprimentos ao povo Pirabense, especialmente aos moradores de Japerica que vão receber os integrantes do Poder Legislativo na sessão itinerante que acontece nesta sexta-feira. Abaixo, teor do meu pronunciamento dedicado a Flor de Pirabas que se Chama Japerica. (Amarildo de Jesus)
Japerica, a Flor de Pirabas
Resgatar memórias corresponde voltar no tempo e associar os costumes de povos civilizados que com o passar do tempo norteiam os caminhos a serem seguidos e assim por diante. A singular história do município de São João de Pirabas reserva acontecimentos importantes, sobre tudo no que tange a regionalização territorial abrangente a área que compreende a sede e as Vilas que fazem o conglomerado de patentes sólidas existentes nos apontamentos estatísticos.
Em toda a sua existência, Pirabas sempre se destacou na Região Nordeste do Estado com propósitos de desenvolvimento, principalmente por fazer parte da Zona do Salgado. Hoje, no limiar do Século XXI, o município desponta entre os mais progressistas, mas a origem de seu povo merece conotações por aqui, a hospitalidade ser um dos referenciais. Reforçando esse preâmbulo estou inserindo o Distrito de Japerica, como uma das principais vias de acesso para o turismo, por se tratar de um lugar aprazível, aconchegante e acolhedor, fruto da amizade que os moradores nutrem uns pelos outros, formando verdadeira família.
Durante o tempo que conheço Japerica e também ter feito amizades com seus moradores, posso declarar livremente que a afinidade tem conceito mútuo, tanto prova que ao escolher família para constituir, Japerica foi o foco principal e hoje sou casado com a senhora Adriana, filha de Japerica e isso muito me orgulha. Por essa razão, nesse dia especial, quando o Poder Legislativo Pirabense se instala aqui para a sessão itinerante reitero minhas considerações ao Distrito de Japerica, estendendo a todos os moradores, também meu voto de gratidão pelo acolhimento.
Para saldar essa abençoada terra, a comparei com uma flor, a flor de Pirabas. Por conseguinte, precisei recorrer ao poeta, pedindo a ele, orientações para que dedique pequenos trechos que enalteçam ainda mais a representatividade que tem o local e a importância do potencial turístico. Então, caro poeta, me empreste sua intelectualidade para eu dedicar alguns versos à minha querida flor que se chama Japerica.
Queria eu poder contar em verso e prosa a felicidade radiante que paira em meu peito, ao juntar palavras e te dedicar com amor. /// Por mera coincidência vou te chamar de pequena flor, uma flor bela, de cor rosa ou vermelha, até amarela ou de qualquer cor. /// Não importa qual a família que essa flor pertence, o que importa mesmo, é a atitude de prosear, trocar versos e te colocar no mais alto degrau do esplendor. /// Querida Japerica, Flor de Pirabas, meu encanto, quero te abraçar e fazer de ti, minha fonte inspiradora. /// Terra de grandes homens e mulheres, flor divina, de passado glorioso, de presente radiante e futuro promissor.
Como não sou poeta, espero que essa dedicatória tenha tocado nos corações de todos aqui presentes e que doravante os Pirabenses, especialmente aqueles que nasceram em Japerica, lembrem-se desse momento histórico que vai ficar marcado nos anais da Câmara Municipal, que oportuniza condições para essas sessões itinerantes que serão feitas em outras localidades. Meus caros e diletos amigos de Japerica e de outras localidades: - os rumos do nosso município dependem de nós para que tenhamos sempre o sinal do progresso, mas também precisamos da força divina, pois Deus é o alimento que nós norteia e nos conduz em nossas resoluções. Diante de tantas palavras que já expressei só me resta agradecer a amizade de todos vocês e que continuemos nossas missões de trabalharmos para o bem estar da comunidade. Como somos agentes políticos, temos o compromisso de servir sem ser servido, amar e ser amado, construir um mundo melhor para que na colheita dos frutos bem plantados, tenhamos êxito em nossas jornadas.
Que Deus seja Louvado!
Amarildo de Jesus – Vereador do Povão
Nenhum comentário:
Postar um comentário