segunda-feira, 25 de outubro de 2010

PIRABAS EM DESTAQUE


Na qualidade de presidente do Poder Legislativo Pirabense, solicitei à minha assessoria de imprensa para editar texto sobre a Sessão Itinerante realizada em Japerica. Abaixo, acompanhem os registros. (Amarildo de Jesus - Vereador do Povão)


Sessão Itinerante da Câmara movimenta Japerica e munícipes participam ativamente
Vereadores no Plenário
Vereadores Amarildo e Tonhão.
Sob a presidência do Vereador Amarildo de Jesus (PR), a Câmara Municipal de Pirabas esteve reunida no último dia 22, em Sessão Itinerante realizada na sede da Associação dos Pescadores do Distrito de Japerica. Essa é uma ação inovadora da diretoria que incluiu em sua pauta, realizações de encontros do parlamento com a comunidade, começando por Japerica e se estendendo por outras localidades. A próxima Sessão Itinerante será na Vila de Santa Luzia e posteriormente em Nazaré, fechando o calendário do ano em curso.
Estudante Lindomarcia na Tribuna.
Mesa Diretora da Câmara
Platéia presente na Sessão.
Estudantes no Plenário da CMP
Houve preparativos dos funcionários do Poder Legislativo Pirabense que acompanharam os vereadores e prestigiaram a reunião, considerada por todos como bastante proveitosa, conforme declarou Manoel Santos, morador da localidade de Japerica. O cerimonial foi presidido por Adalberto Lima que fez a composição da Mesa, na seguinte ordem: Amarildo de Jesus (Presidente), Antônio Menezes (1° Secretário), Aranildes Barros (2ª Secretária), Francisco Ribeiro Júnior, Ednaldo Reis, Janilson Matos, Gilberto Sidney, Tadeu Rosa e Nonato Maciel. Depois da abertura oficial feita pelo Presidente Amarildo, a Vereadora Aranildes Barros efetuou a chamada nominal e como havia quorum, foi dado prosseguimento aos trabalhos e então o presidente convocou as lideranças para usarem a tribuna. Todos os que se pronunciaram, enalteceram a atitude da presidência da Casa por transferir os trabalhos legislativos para mais próximo da comunidade, sendo essa uma inovação que vai ser repetida em outras oportunidades. No decorrer da Sessão foi registrado o aniversário do vereador Nonato Maciel e todos entoaram o tradicional “Parabéns pra você”.
A sessão contou com as presenças de vários moradores de Japerica e de localidade vizinhas, assim como professores e alunos da Escola Maria Porto. Todos estavam atentos às palavras dos parlamentares e a presença do Prefeito Cláudio Barroso foi determinante para que alguns munícipes fizessem reivindicações, inclusive com um abaixo assinado feito pelos moradores da comunidade do Anta que pediram melhorias e foram atendidos pelo Chefe do Executivo Pirabense.
Um dos pontos principais da sessão, foi mais uma ação inovadora quando a comunidade representada pela estudante Lindomarcia Damasceno Sousa, que defendeu requerimento composto de pedidos de melhorias na infra-estrutura de Japerica, entre elas o asfaltamento de algumas ruas da Vila, além da estrada que dá acesso a Santa Luzia. Atento, o prefeito Cláudio Barroso fez suas anotações e esperou a oportunidade para surpreender a estudante, que de forma eloqüente fez a defesa do requerimento. Outro momento especial foi quando o presidente Amarildo de Jesus leu dedicatória com o título: “Japerica a Flor de Pirabas”. Foram palavras destinadas à localidade que é considerada um dos pontos turísticos do município, tem povo acolhedor e clima agradável.
Ao ser convidado para usar a tribuna o prefeito Cláudio Barroso relacionou várias obras que já foram contempladas durante os 22 meses de seu mandato e que outras ainda estão por vir. Durante 45 minutos, Barroso, de forma serena, fez seu relato, uma espécie de prestação de contas. Os trabalhos parlamentares dos vereadores de Pirabas estão aparecendo de forma gradativa e a condução que o presidente Amarildo destina é comentada por todos os seus pares que reconhecem o esforço dele como presidente, quase não sendo notadas divergências entre o bloco da situação com o da oposição. Em contato com a reportagem, Amarildo reiterou que a melhor pedida para quem comanda qualquer Poder é usar a coerência, o bom entendimento, a liderança e a harmonia, fatores fundamentais para que todos mantenham a união como melhor forma de desempenhar a contento, cada um a sua tarefa. Outro fator positivo cnsiderado pelo presidente é a atenção dada aos funcionários da Câmara e isso vem sendo uma das prioridades, pois tratar bem os servidores é dar a eles condições dignas de desenvolvimento de todos os setores que fazem funcionar o Poder Legislativo Pirabense.
O encerramento da Sessão Itinerante foi harmonioso e todos se cumprimentaram. Na avaliação feita pelos parlamentares a palavra “Positivo” foi a mais citada, tanto nos pronunciamentos como nos contatos com os munícipes que prestigiaram a Sessão. “Tudo o que é feito com organização, surte efeito positivo e certamente, nos próximos encontros, a comunidade continuará recebendo o nosso apoio” acrescenta o presidente Amarildo e aproveita para estender o convite para o próximo encontro que será na Vila da Santa Luzia.

EM TEMPO – A cobertura jornalística da Sessão Itinerante em Japerica foi feita pelo SBT/Capanema e pelas equipes do Blog do PV e do Jornal de Capanema Online.

Edição: Paulo Henrique Soares e André Melo
Texto: Paulo Vasconcellos
Fotos: José Filho (SBT)           

Nenhum comentário:

Postar um comentário