sexta-feira, 29 de outubro de 2010

NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Edição: Paulo Henrique #

Eleitores paraenses tiram últimas conclusões antes da eleição
Milhões de eleitores paraenses não tiraram os olhos da televisão na noite desta quinta-feira (28). Foi o último confronto de ideias entre os candidatos que disputam 2º turno ao Governo do Pará, Simão Jatene (PSDB) e Ana Júlia Carepa. Durante cerca de 50 minutos, eles debateram suas principais propostas para governar o Estado e tentaram convencer os eleitores indecisos.
 
Militantes dos dois partidos começaram a se concentrar nas ruas próximas à TV Liberal desde cedo. Com bandeiras amarelas e vermelhas, eles fizeram festa para acompanhar o desempenho dos seus candidatos no debate.

A dinâmica e regras foram as mesmas do debate realizado durante a campanha do 1º turno. No primeiro bloco, os candidatos tiveram que responder perguntas sobre temas determinados, sorteados pelo mediador, jornalista José Raimundo, da Rede Globo.


O segundo bloco foi de tema livre, onde cada candidato pode questionar sobre o assunto de sua escolha. O último bloco foi destinado às considerações finais de Simão Jatene e Ana Júlia Carepa. Os participantes tiveram 30 segundos para as perguntas, um minuto e meio para a resposta, um minuto para a réplica e um minuto para a tréplica.

1º bloco - Ana Júlia foi a primeira a perguntar sobre Segurança Pública. Ela questionou que garantias a população terá sobre o aumento do efetivo policial. Jatene afirmou que vai reforçar a segurança e recuperar o programa Pro-Paz e que os índices de criminalidade cresceram no Governo Ana Júlia. Na réplica, Ana Júlia disse que equipou segurança pública, que há mais policiais nas ruas, e implementou gratificação de tempo integral de 40%. Na tréplica, Jatene afirmou que é preciso de um lado braço forte do estado e em outro o braço solidário com prevenção.

O segundo tema sorteado foi Cultura. Jatene peguntou por que o governo atual deixou de investir em programas que divulguem a cultura paraense. Ana Júlia disse que esses programas foram ampliados com mais recursos do Governo Federal e que conseguiu mais 60 pontos de cultura. Jatene afirmou que programas como 'Nazaré em todo canto' não continuou e que governo deve levar adiante o que está dando certo. A atual governadora argumentou que pretende realizar mais 100 editais para democratizar o acesso à cultura.


Após o sorteio do terceiro tema, Ana Júlia Carepa questionou de onde virão os recursos para construção da Praça da Juventude, no entorno do Mangueirão. Jatene ressaltou a importância desses espaços para realização de  eventos esportivos e integração da escola com esporte, como forma de inclusão social. Ele também afirmou que vai recuperar projetos como os 'Jogos indígenas'.

O último tema sorteado foi Educação. Jatene perguntou o real reajuste do servidor público no governo de Ana Júlia. Ela disse que plano de cargos, carreiras e salários é lei e que os servidores agora têm vale-alimentação. Jatene afirmou que o menor reajuste, na época em que foi governador, foi de mais de 70% em 2007 e que o maior reajuste do governo Ana Júlia foi cerca de 50%.

2º bloco - Com temas livres, Simão Jatene iniciou o bloco questionando sobre uma reportagem, publicada em um jornal de circulação nacional, que afirmava que ela pediu aos taxistas para usarem adesivos vermelhos nos carros, sem lembrar que isso constitui uma infração. Em sua resposta, Ana Júlia negou essa afirmação.


Durante o bloco, Ana Júlia falou sobre a implantação do bilhete único, que possibilitará aos passageiros pagarem dois ônibus pagando apenas uma passagem. Questionada sobre o acidente com o helicóptero Estrela Azul, adquirido no governo de Jatene, cujo laudo da Aeronáutica aponta falta de manutenção.

Ana Júlia negou que o acidente tenha sido causado por falta de manutenção. Por fim, ela questionou sobre as 40 mil casas prometidas pela Vale em compensação pela perda da siderúrgica para o Maranhão. O candidato explicou que as casas faziam parte de uma ação política fundamental para que a siderúrgica não se instalasse no Estado vizinho.

3º bloco - Em quatro minutos, Ana Júlia agradeceu ao mediador e ao povo paraense. Ela falou sobre melhorias na educação e na segurança e disse que não cumpriu tudo que prometeu porque precisou realizar outras ações. Ela ressaltou a importância da parceria com o Governo Federal.


Simão Jatene também agradeceu a mediação do jornalista José Raimundo, à candidata Ana Júlia e, principalmente, aos eleitores. Ele disse que mesmo com poucos recursos na campanha, conseguiu chegar ao segundo turno com mais de 450 mil votos de vantagem sobre a candidata adversária. Jatene ressaltou que no primeiro turno, a população mostrou, nas urnas, que quer mudar.

Avaliação - Tanto Simão Jatene (PSDB), quanto Ana Júlia Carepa (PT) avaliaram positivamente o debate da TV Liberal. 'Gosto bastante quando o debate alterna, entre perguntas sorteadas e perguntas de temática livre. Mas o melhor foi o tempo das considerações finais, bem maior', disse Jatene.
Para Ana Júlia o debate foi a última oportunidade para a população escolher quem será o melhor para governar o Pará. 'Junto com Dilma na presidência o Pará irá crescer mais' disse a petista.
Agora, após avaliar mais uma vez as propostas dos candidatos, cabe a cada um dos mais de 4 milhões de eleitores paraenses escolher com consciência e exercer a cidadania no próximo dia 31 de outubro. Os eleitores paraenses poderão votar para Presidente e Governador de 8h às 17h (horário local).

Redação Portal ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário