sábado, 11 de dezembro de 2010

Destaque na imprensa - Eleição na Câmara

*O Jornal de Capanema e o SBT destacaram a Sessão da Câmara de Pirabas, que concedeu honrarias a Helder Barbalho e Eliza Fontes, assim como, realizou eleição para a escolha da nova Mesa Diretora. Abaixo, Matéria postada no Jornal de Capanema.
 








Chapa única registra a vitória do vereador Amarildo para a presidência da Câmara de Pirabas.

Foram cumpridas as determinações da Lei Orgânica do município e o regimento interno da Câmara que norteiam as deliberações para a realização da eleição para a Mesa Diretora que indica o presidente e os secretários que vão comandar o Poder Legislativo de Pirabas no Biênio 2011/2012. Até 72 horas antes da realização do pleito foi registrada apenas uma chapa com o slogan “O melhor para Pirabas”, encabeçado pelo vereador Amarildo de Jesus (PR), candidato a presidente, tendo como parceiros na chapa o vereador Tadeu Freitas da Rosa (PMDB) e a vereadora Aranildes Barros (PT) para os cargos de 1° e 2° secretários, respectivamente. A sessão ordinária aconteceu sexta-feira (10), no Plenário Plácido Nascimento e antes da votação o atual presidente Amarildo de Jesus fez cumprir a pauta, tendo sido apresentados os requerimentos e projetos, normalmente. Na sessão, estava determinado também que seria feita a entrega dos títulos honoríficos de Cidadão Pirabense a professora Edilza Fontes e ao prefeito do município de Ananindeua, Helder Barbalho.
O prefeito de Pirabas, Claudio Barroso (PMDB) e a vice-prefeita Lúcia Mercês (PT) foram convidados pelo Legislativo e estavam presentes na reunião, que contou também com secretários municipais, funcionários públicos e convidados. Os expedientes da sessão foram cumpridos e o vereador Júnior Contador (PR) teve requerimento aprovado que dá o nome do saudoso vereador Jorge Maurício da Silva Ramos a sede da Câmara Municipal de Pirabas, sendo a proposta aprovada por unanimidade. De acordo com a justificativa do Parlamentar, a Câmara já possui o Plenário que leva o nome do ex-vereador Plácido Nascimento e a galeria destinada ao público que homenageia o ex-prefeito Raimundo Barroso, de saudosa memória.
Depois das defesas das proposições e dos discursos dos vereadores, o presidente Amarildo convidou o diretor de secretaria da Câmara, ex-vereador Adalberto do Espírito Santo Ferraz de Lima, para conduzir a eleição para a mesa diretora que comandará o Poder Legislativo no Biênio 2011/12. Sendo assim, Adalberto chamou os 3 integrantes da chapa única: Amarildo de Jesus, Tadeu Rosa e Aranildes Barros, para em seguida ler os termos regimentais da eleição, sendo de forma verbal e sem justificativa do voto. Após a votação o resultado apresentou 6 votos a favor, 2 votos contra e uma abstenção. Votaram a favor da chapa os vereadores: Aranildes Barros, Junior Contador, Nonato Maciel, Antônio Menezes, Tadeu Rosa e Amarildo de Jesus. Os vereadores Gilberto Sidney e Janilson Santos, votaram contra a chapa, tendo o vereador Ednaldo Reis optado pela abstenção. Com esse resultado, o vereador Amarildo de Jesus que já está no comando desde a morte do então presidente Jorjão, vai assumir no dia 1 de janeiro de 2011, em sessão solene, juntamente com seus pares de chapa, Aranildes Barros e Tadeu Rosa.
Terminada a votação e a confirmação da vitória de Amarildo, o comando do cerimonial continuou com Adalberto Lima que convidou Helder Barbalho e Edilza Fontes para se dirigirem ao Plenário para o procedimento da entrega do título de Cidadãos pirabenses, por relevantes serviços prestados ao município. A proposição que indicou o nome de Helder foi defendida pelo vereador Tadeu Rosa (PMDB), sendo que a vereadora Aranildes Barros (PT) foi quem requereu e teve aprovado seu Projeto de Decreto Legislativo que concede a honraria para a professora Edilza Fontes. Os homenageados fizeram seus agradecimentos e foram unânimes em afirmar que suas responsabilidades estão aumentadas e as parcerias firmadas com o município de Pirabas vão continuar acontecendo, pois o prefeito Claudio Barroso é membro da Federação Paraense dos Municípios, entidade que é presidida por Helder Barbalho prefeito da Ananindeua.
O Momento pós-eleição foi festivo, quando todas as pessoas presentes cumprimentaram o presidente Amarildo e desejaram sucesso na continuidade de seu trabalho à frente do Legislativo pirabense nos próximos 2 anos. Houve queima de fogos de artifícios, tudo em nome da democracia. Regimentalmente o Parlamento vai voltar a ser reunir no próximo dia 15 de dezembro, quando se encerra o primeiro período da 16ª Legislatura e no dia 1 de janeiro de 2011 os integrantes da Mesa Diretora serão empossados em seus cargos: Amarildo de Jesus (Presidente), Tadeu Rosa (1° Secretário) e Aranildes Barros (2ª Secretária).

Edição e Digitação: Paulo Henrique 
Texto: Paulo Vasconcellos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário