Edição: Paulo Henrique ³²¹
Estrada de Japerica voltará aos planos para receber asfaltamento
A rodovia PA-324, também conhecida como estrada de Japerica, que liga o distrito de mesmo nome à Vila da Santa Luzia, no município de São João de Pirabas, nordeste do Pará, apresenta condições precárias de funcionamento.
O assunto foi citado pela coluna dias atrás, e agora deverá receber os cuidados da Setran, conforme palavras do novo engenheiro chefe da secretaria na região, Jorge Mesquita.
Essa estrada, de 18 quilômetros de extensão, corta pelo menos cinco localidades (Santa Luzia, Nazarezinha, Patauá, Murumuru e Japerica), influenciando ainda outras como Pariquis, Anta e Campo do Sal. Desde o início da sua existência, há mais de 50 anos, nunca recebeu uma borra de asfalto, comentam os moradores mais antigos.
Durante todos esses anos, o povo que mora às margens dessa rodovia sofre permanentemente, seja no verão com o excesso de poeira ou no inverno com o lamaçal que se forma em toda a sua extensão, dificultando o tráfego de carros pequenos, (inclusive ambulâncias), motos e bicicletas.
Jorge Mesquita promete visitar a estrada para fazer um levantamento das suas reais condições, e em seguida elaborar o projeto que culminará com a aplicação de capa selante, enquanto folgam os recursos para fazer a estrada em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), o chamado asfalto de BR.
Outro problema sério na região, especialmente na vila de Santa Luzia, é a escassez de água potável, obrigando muitas pessoas a carregar latas d’água na cabeça, um recurso comum da década de 50.
Fonte: Amazônia Jornal - Coluna "Pé na Estrada", Autoria de Manolo Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário