terça-feira, 30 de novembro de 2010

CÍRIO DE JAPERICA

Edição: Paulo Henrique #
Fotos: Nayane Santos

Japerica reverencia Nossa Senhora do Livramento


  









Mais uma vez os católicos da Vila de Japerica, município de Pirabas se encontraram em grande concentração religiosa para reverências à Padroeira Nossa Senhora do Livramento. Com a divulgação feita pela coordenação do Círio e a facilidade do acesso pela estrada que recebeu serviços da prefeitura, muita gente acompanhou a programação, desde a trasladação até a procissão de encerramento, quando houve concentração de todos que caminharam nas ruas da localidade, cantando e rezando em louvor à Virgem Santa.
O evento coordenado pela comunidade, contou mais uma vez com a presença de padre Tadeu, que pertence a Paróquia de Ananindeua e celebrou junto com os pirabenses o Círio 2010. Além da comunidade formada por moradores de Japerica, outras pessoas estiveram acompanhando a procissão, sendo que muitos moram em Belém e outros em municípios da Região. O Prefeito Claudio Barroso, acompanhado de assessores e secretários, esteve junto da comunidade na celebração do Círio, além de outras autoridades. O titular do Blog, vereador Amarildo de Jesus, também se fez presente e foi recebido pelo vereador Tonhão, representante da Vila na Câmara Municipal, junto com o próprio Amarildo que também tem raízes e representa Japerica. Outro parlamentar pirabense que prestigiou o Círio foi Nonato Maciel que aproveitou para cumprimentar os moradores de Japerica.
Durante o festejo, aconteceram outros eventos paralelos e isso contribuiu para o fortalecimento do turismo em Japerica. O empresário João Santa Brígida, que é filho de Japerica, mas mora e trabalha em Belém, disse que a cada ano que passa o número de católicos aumenta para acompanhar o Círio e isso prova que a união fraternal é sempre renovada. Na opinião de Nayane Santos, vale a pena se deslocar de Belém e acompanhar o Círio em Japerica, pois isso renova a fé e aproxima ainda mais as famílias. O Círio de Japerica é considerado um dos mais freqüentados da Região e o potencial turístico surge como alternativa imediata de investimentos por parte do Governo, tanto na esfera municipal como na estadual. Na qualidade de titular do Blog e vereador do Município de Pirabas, eu, Amarildo de Jesus, agradeço a todas as pessoas que foram convidadas por mim e que estiveram presentes em Japerica participando do Círio 2010.

Matéria postada no site do Jornal de Capanema: www.jornalcapanema.com.br
     

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Religiosidade e Fé...

Edição: Paulo Henrique #
Foto: Bruno Batista

Católicos se preparam para o Círio de Nossa Senhora do Livramento em Japerica
Neste Domingo, acontece mais um Círio na Vila de Japerica, município de Pirabas, ocasião em que os católicos vão está celebrando nas ruas e homenageando a Padroeira Nossa Senhora do Livramento. Estarei prestigiando a celebração junto com o povo de Japerica, representando o Poder Legislativo Pirabense, acompanhado de alguns vereadores e de outras autoridades. Um dos pontos importantes desse encontro religioso é a integração dos Japeriquenses que moram em outras localidades, mas sempre prestigiam o Círio. Certamente as famílias vão estar reunidas em mais um ano de homenagens ao Círio de Japerica. Aproveito para estender o convite a todos os meus amigos. (AJ)

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CURIOSIDADES - Eleve seus Conhecimentos

Edição: Paulo Henrique #

Mangas com 'chifres' viram atração em município no interior de Rondônia
Frutas foram colhidas em quintal da casa de morador de Pimenta Bueno.
Município produziu 9 toneladas de manga em 2009, de acordo com IBGE.

Do Globo Amazônia, em São Paulo

A colheita de mangas com formatos diferentes do comum tem chamado a atenção de habitantes de Pimenta Bueno, no interior de Rondônia. Encontradas no quintal da casa de um morador, as frutas desenvolveram uma espécie de "chifre".
As mangas foram fotogradas nesta semana por Omégeni Ramos, de 34 anos, que nasceu em Pimenta Bueno e trabalha como jornalista há 4 anos no "Correio Pimentense". "Ligaram para avisar e cheguei lá correndo. O rapaz que ficou com a manga tem uma loja de moto e as pessoas vão até lá só para ver a fruta", diz ele.

Jornalista fotografou a manga em três angulos distintos. (Foto: Omégeni Ramos/ Arquivo Pessoal)

Segundo Ramos, a manga que mais chamou a atenção tinha dois "chifres", mas outras frutas de um "chifre" só também estavam na mesma árvore. "Havia mais umas 6 com um 'chifre' só. Tirei foto e peguei uma pra mim. Quero dar um jeito de guardar para depois colocar em algum museu, mas manga, mesmo se você congelar, ela estraga do mesmo jeito", diz.
A aproximadamente 480 quilômetros da capital, Porto Velho, Pimenta Bueno tem cerca de 33 mil habitantes, segundo dados de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção de manga no município rendeu 9 toneladas do produto em 2009, segundo o IBGE. A colheita da fruta fica atrás da produção de banana, cacau, goiaba, limão, mamão, tangerina, maracujá, palmito e laranja.
              Árvore tinha mais mangas com um 'chifre' só. (Foto: Omégeni Ramos/ Arquivo Pessoal)

Se você vive ou viajou para a Amazônia e tem denúncias ou ideias para melhorar a proteção da floresta, entre em contato com o Globo Amazônia pelo e-mail globoamazonia@globo.com . Não se esqueça de colocar seu nome, e-mail, telefone e, se possível, fotos ou vídeos.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CURIOSIDADES - Eleve seus conhecimentos

Edição:Paulo Henrique #

Recomendo a leitura da matéria que foi exibida na Globo, para que todos tirem suas dúvidas. (Amarildo de Jesus)
 
Saiba o que é mito e o que é verdade sobre nossa digestão
Beber água antes da refeição reduz a fome? Chá verde, abacaxi, licor são digestivos? Confira a reportagem.
Diante da fartura à disposição é difícil não sair com o prato cheio.
Para compensar o excesso, sempre tem alguém com alguma dica na ponta da língua.
- Beber água antes da refeição, isso ajuda a reduzir a fome.
- Após as refeições, um chazinho ajuda a equilibrar.

Para quem também acredita no poder do abacaxi, a nutricionista Salete Brito, da Unicamp, confirma. “Ele tem uma enzima, a bromelina, que ajuda na digestão das proteínas que tem nos produtos animais, nas carnes, ovos e leites, e ajuda também na quebra da gordura”.

Outro hábito comum é abusar das folhas antes dos pratos quentes. “Elas têm dois tipos de fibra, uma delas é a fibra solúvel, que forma uma esponja no estômago quando a pessoa come. Isso reduz a vontade de comer em excesso”.

Mas nem todas essas soluções populares trazem o resultado esperado. O consumo de líquidos é um exemplo. Algumas pessoas costumam tomar até dois copos de água antes da refeição para encher a barriga e reduzir a fome. Se você tem esse hábito é bom pensar em mudança. ”A água não ajuda a diminuir a fome, para ela ajudar, teria que tomar muita água, mais que um litro. A orientação é no máximo um copo americano junto com as refeições”.

Algumas bebidas tem a fama de fazer bem à saúde. Luis Carlos Andrade, chef de cozinha há 30 anos, tem uma dica: “Sobre o licor, eu aprendi que ajuda a fazer a digestão. Tomar um licor e um cafezinho faz muito bem”.

A experiência tem fundamento, mas é preciso moderação. “Eles são antioxidantes, então também aceleram o processo de digestão. O café é estimulante, uma xícara depois da refeição favorece o processo de digestão”.

Para quem gosta de chás, eles também aliviam o peso causado pelo excesso das carnes, mas nada de apostar na bebida para emagrecer. “O chá verde não emagrece, ele tem componentes antioxidantes, que ajudam na perda da gordura ruim, só que para esse efeito, você tem que tomar um litro por dia. É muito chá, a gente não recomenda”.

Na dúvida, faça como a dona de casa Deise dos Santos: uma dieta saudável dispensa receitas mirabolantes. “Ingerir um pouquinho de tudo, mas sem exagero”.

Fonte: Globo.com

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

NOTAS E NOTÍCIAS - Meu Contato Direto com o Leitor

Edição: Paulo Henrique #

Pará cresce na geração de emprego extrativista mineral
O Pará continua campeão em carteiras assinadas no setor de extrativismo mineral em relação aos outros estados da região Norte. Em outubro o estado representou 46% no crescimento da região, com saldo positivo de 72 postos de trabalho. Ao todo foram 159 contratações, contra 87 desligamentos, sendo que, em relação ao ano passado, o mês de outubro apresentou um saldo positivo melhor, de 107 postos.
O Pará está no lugar mais alto do pódio na geração de emprego, em segundo vem o Amazonas, com 43 postos de trabalho mantidos. Logo depois vem Amapá, com saldo de 18. Em seguida vem Roraima, apresentando apenas três postos de trabalho como saldo positivo.
Diferente dos estados acima, o pior resultado foi o do Acre que teve saldo negativo de três postos de trabalho. Não muito melhor vem o Tocantins, com saldo negativo de dois postos de trabalho.
Mesmo com esses dois estados apresentando baixo índice de contratação, em toda região Norte no setor extrativo mineral foram feitas em outubro 397 admissões, contra 241 desligamentos, com saldo de 156 postos de trabalho, apresentando crescimento de 0,90%.

Redação Portal ORM

Política e Políticos - Fique por Dentro

Edição: Paulo Henrique #

Equipes de transição do governo estadual se reúnem nesta segunda
Os coordenadores de transição do governo de Ana Júlia Carepa para o governo de Simão Jatene devem reúnem, pela segunda vez, nesta segunda-feira (22), às 17h, na Secretaria de Estado de Governo.
Edilson Rodrigues, coordenador da equipe da atual governadora deve repassar a Sérgio Leão, coordenador da equipe do governador eleito, as informações solicitadas na primeira reunião.
O encontro deveria ter acontecido na sexta-feira (19), mas por conta de uma agenda de governo, Edilson teve de viajar ainda de madrugada a Brasília (DF), onde se reuniu com membros de vários ministérios para, como ele mesmo explicou, 'destravar alguns processos em andamento'.

Redação Portal ORM



CURIOSIDADES - Eleve seus Conhecimentos

Edição: Paulo Henrique #

Corpo e beleza: estudo sondou opiniões de jovens
Estudo com alunos da Região Metropolitana apontam opiniões e como eles se veem, frente ao culto e aos padrões estabelecidos de beleza.
Cerca de 90% dos jovens da Grande Belém afirmam que a mídia influencia sua visão sobre beleza e um total de 70% desses se sente às vezes belo e noutras vezes, feio, enquanto 83% dos entrevistados se dizem contra o uso do corpo feminino nu ou seminu em peças publicitárias.
Esses são alguns dos dados levantados em pesquisa recentemente publicada pelo Núcleo de Pesquisa DataUnama, da Universidade da Amazônia (Unama), que tem como objetivo realizar pesquisas e enquetes sobre temas atuais e cotidianos na cidade de Belém e Região Metropolitana.
Com o tema “Juventude e Sexualidade - Estética e Beleza do Corpo”, uma enquete abordou 108 jovens estudantes entre 13 e 25 anos, residentes em 33 bairros e ligados a 18 escolas da rede pública e a 12 particulares da Região Metropolitana.
Entre os estudantes ouvidos, 74% são do sexo feminino e 25% do sexo masculino. De um modo geral, os jovens foram convocados a definir o que é beleza. Em linhas gerais, eles delimitaram que “Beleza é juventude”; “beleza não é eterna”; que ela “está no caráter”; que é “essencial”; que é “tudo” e ainda que ser belo é “ser jovem”.
A amostragem aponta que o estado psicológico influencia a maioria dos jovens quando se definem alternadamente entre belos e feios. Há dias, reforçam os pesquisados, em que eles se gostam mais de um jeito, assim como há dias em que não se gostam. Além disso, os entrevistados citam que às vezes eles chamam atenção de parceiros, e às vezes não. Vale salientar também que 16% responderam diretamente que se sentem belos, enquanto 13% não responderam. Nenhum estudante se sente ou se assumiu simplesmente feio.

CULTO AO CORPO
A enquete abordou ainda o culto aos corpos masculino e feminino, tanto nas ações cotidianas quanto na exposição dos meios de comunicação, via propaganda e publicidade. Frente a propagandas de produtos de consumo como cigarros, carros e bebidas alcoólicas, 16% afirmam que são favoráveis à utilização do corpo feminino nu ou seminu, e justificam: o uso do corpo seria importante para chamar a atenção, dizem eles, classificando o fato como uma estratégica de marketing. Já 83% dos informantes se mostraram contrários a esse tipo de uso do corpo.
Para os pesquisadores, esses últimos justificam as opiniões com argumentos hierarquicamente organizados: “Eles dizem que os jovens são facilmente influenciados, que as propagandas fazem apologia ao sexo, mostram a mulher como objeto sexual, que há pouca informação sobre o produto em si, que as propagandas são apresentadas em horários inadequados, que as mulheres bonitas são usadas para chamar a atenção dos homens e que, por isso, cria-se um padrão de beleza que é discriminatório”, diz o estudo.

BELEZA E MÍDIA
De um modo geral, 90% dos jovens afirmam que a mídia influencia a forma como as pessoas lidam com a beleza por ditar modelos, padrões e referências que escravizam as pessoas na cultura de consumo e dos padrões ditados e adotados por essa mesma mídia.
Os pesquisadores também direcionaram as questões para o culto ao corpo masculino: 40% dos informantes indicam que têm dificuldade para dialogar sobre o assunto, já que o consideram apenas como uma manifestação da cultura feminina. Já sobre o culto ao corpo feminino, 40% avaliam a mídia como fator determinante de exploração dos ditos padrões de beleza e, assim, é a origem dessa cultura. Destacam os pesquisadores que os jovens associam as inferências da mídia com os sentimentos, no caso expresso “quem ama se cuida”. “Assim, os jovens destacaram a indução associada ao consumo de produtos de beleza, moda, formas e aparências para a composição de um corpo idealizado pela própria mídia e que é copiado pelos jovens”, explica Aniceto Filho, um dos coordenadores da pesquisa.
Ainda sobre o culto ao corpo feminino, 33% dos jovens acreditam que há uma relação com a estética e 16% afirmam que há uma cobrança ao corpo perfeito.
Ver o culto ao corpo feminino como um ato de autoestima e saúde foi indicado pelos jovens como o índice de 13% e como futilidade 8%.
Cerca de 8% afirmaram que é uma característica feminina ser vaidosa e 5% afirmam que as mulheres são mais delicadas, portanto, se cuidam mais que os homens.
Culto ao corpo e à beleza com vários padrões e utilidades
Sobre a sexualidade, 60% dos jovens afirmam que o vestuário é importante elemento de apelo sexual. Para eles, a roupa chama a atenção criando estilo próprio e mostra o corpo (nos homens, a musculatura e, nas mulheres, os contornos). Eles ressaltam ainda que cada pessoa se apresenta com a diversidade que mais e que pelo vestuário pode-se conhecer ou se fazer conhecer a identidade e a personalidade de cada um. Também dizem que as pessoas devem se sentir bem e confortáveis com suas roupas e que a mulher deve ser sensual. Cerca de 29% responderam que o vestuário não é um atrativo sexual. Para esses, as aparências enganam e as pessoas devem vestir o que e como gostam.
A pesquisa ainda delimita a opinião dos jovens sobre as características ideais do corpo feminino esteticamente belo. Para 35% são belas as pernas e as coxas grossas. Um total de 27% cita o rosto, 25% cabelos longos, 22% os seios grandes, 19% o bumbum “avantajado” e 19% a cintura fina. Menos de 16% indicaram os olhos, o corpo bonito, a barriga sarada, a altura o sorriso bonito, a magreza, as mãos bonitas, os quadris largos e a ausência de silicone.
Já sobre o corpo masculino, esteticamente belo, os jovens o classificaram da seguinte forma: 39% valorizam as pernas e coxas grossas; 25% barriga dividida; 24% corpo musculoso e bonito e 19% braços fortes, assim como peito e tórax. Cerca de 13% destacam os olhos e abaixo de 10% indicam cabelos bonitos e compridos, bumbum torneado, altura e, por fim, sorriso e boca.
Menos de 25% dos jovens indicaram que, entre as mulheres é vantagem ser bela para arrumar emprego e chamar atenção na sociedade capitalista; bem como adquirir popularidade, relacionar-se com outras pessoas e, por fim, não ser excluída.
Os homens destacaram outras vantagens: 28% citaram a autoestima, 21% ajuda para o emprego, 16% citam chamar a atenção, arrumar mulheres, obter sucesso e oportunidades e popularidade. Menos de 9% citaram facilidade de se relacionar com outras pessoas. Menos de 1% citaram o fato de não ser excluído.
Ao finalizarem o estudo, os pesquisadores concluíram que 71% das mulheres e 17% dos homens consultados perseguem ideais e a imagem de beleza.

(Diário do Pará)

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

DITO & ESCRITO - Atualidades

Edição: Paulo Henrique #

Comissão pede a criação de 21 municípios
A Comissão Pró-emancipação do Sul do Pará protocolou ontem, na Assembleia Legislativa do Pará (AL), requerimento pedindo a criação de uma comissão no Legislativo para fazer os estudos de viabilidade para a criação de 21 novos municípios. Todos os distritos que pleiteiam a emancipação estão com processos na AL, sendo que alguns desde 1999, como é o caso de Castelo dos Sonhos (distrito de Altamira) e Bela Vista do Pará (distrito de Dom Eliseu).

A comissão reuniu, na manhã de ontem, com o presidente da AL, deputado Domingos Juvenil (PMDB), e como os deputados Bernadete Ten Caten (PT) e João Salame (PPS) para pedir o cumprimento do artigo 6º da lei, que determina a formação da comissão para os estudos de viabilidade econômica.

Para Salame, que é vice-presidente da Assembleia e autor da lei de criação de novos municípios, é possível agilizar a tramitação para que o pedido de realização de plebiscito seja votado e encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ainda este ano.

A comissão quer agilizar a votação na AL, em função da Justiça Eleitoral determinar a criação do município pelo menos um ano antes da eleição e a comissão defende que os possíveis novos municípios já sejam incluídos na eleição de 2012. Na reunião, a deputada Bernadete informou que apresentará emenda ao orçamento de 2011 destinando recursos para o TRE realizar o plebiscito no próximo ano.

ALPA

Não houve quórum no plenário da AL ontem para a votação dos projetos de lei que estão tramitando na casa sobre a política tributária para a indústria siderúrgica e os incentivos fiscais para a instalação da siderúrgica da Alpa no Estado. Por causa disso, a votação foi adiada novamente para a próxima terça-feira. No início da sessão, havia 23 parlamentares presentes, até os discursos. Quando o processo de votação iniciaria, muitos deixaram o plenário, ficando apenas 12 deputados, o que impedia a abertura da sessão. (Diário do Pará)

NOTAS E NOTÍCIAS - Meu Contato Direto com o Leitor

Edição: Paulo Henrique #

Aprovado projeto de ICMS para contas de luz
A CCJ (Comissão de Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, dia 10, um projeto de lei que visa ampliar a cobrança de ICMS sobre toda a cadeia produtiva da energia elétrica. A proposta pronta para o plenário pode aumentar o valor das contas de luz e prejudicar o consumidor.
Já no Senado, a CCJ aprovou o direito do brasileiro ser feliz por decreto, a proposta coloca na Constituição a busca pela felicidade como política pública. O texto é simples: acrescenta a palavra felicidade no capítulo dos direitos sociais da constituição ao lado de educação, moradia e saúde.
Enquanto a emenda da felicidade avança no Senado, outros assuntos mais polêmicos, como a redução da maioridade penal, por exemplo, ficam na gaveta. (eBAND)

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

NOTAS E NOTÍCIAS - Meu Contato Direto com o Leitor

Edição: Paulo Henrique ³²¹

Estrada de Japerica voltará aos planos para receber asfaltamento

A rodovia PA-324, também conhecida como estrada de Japerica, que liga o distrito de mesmo nome à Vila da Santa Luzia, no município de São João de Pirabas, nordeste do Pará, apresenta condições precárias de funcionamento.
O assunto foi citado pela coluna dias atrás, e agora deverá receber os cuidados da Setran, conforme palavras do novo engenheiro chefe da secretaria na região, Jorge Mesquita.
Essa estrada, de 18 quilômetros de extensão, corta pelo menos cinco localidades (Santa Luzia, Nazarezinha, Patauá, Murumuru e Japerica), influenciando ainda outras como Pariquis, Anta e Campo do Sal. Desde o início da sua existência, há mais de 50 anos, nunca recebeu uma borra de asfalto, comentam os moradores mais antigos.
Durante todos esses anos, o povo que mora às margens dessa rodovia sofre permanentemente, seja no verão com o excesso de poeira ou no inverno com o lamaçal que se forma em toda a sua extensão, dificultando o tráfego de carros pequenos, (inclusive ambulâncias), motos e bicicletas.
Jorge Mesquita promete visitar a estrada para fazer um levantamento das suas reais condições, e em seguida elaborar o projeto que culminará com a aplicação de capa selante, enquanto folgam os recursos para fazer a estrada em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), o chamado asfalto de BR.
Outro problema sério na região, especialmente na vila de Santa Luzia, é a escassez de água potável, obrigando muitas pessoas a carregar latas d’água na cabeça, um recurso comum da década de 50.

Fonte: Amazônia Jornal - Coluna "Pé na Estrada", Autoria de Manolo Alves

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

NOTAS E NOTÍCIAS - Meu Contato Direto com o Leitor

Edição: Paulo Henrique #

Lula assina decreto sobre educação no campo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina hoje (4) decreto sobre educação no campo e sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). A cerimônia será às 17h30 no Palácio do Planalto.
Começou nessa quarta-feira (3) em Brasília o 4º Seminário Nacional do Pronera, cujo tema é Reforma Agrária e Educação no Campo. Os trabalhos terminam amanhã (5) e estão sendo realizados no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.
Agora de manhã, haverá debate sobre o tema As contribuições do Pronera para as Instituições de Ensino e para as Políticas Públicas de Educação no Campo. Participam do seminário educadores e representantes de movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a Coordenação Estadual de Trabalhadores Assentados e Acampados (Ceta), o Movimento Terra Livre, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). (ABr)

DITO & ESCRITO

Edição: Paulo Henrique #

TAC pretende padronizar "polpa" de caranguejo
O Ministério Público do Estado do Pará, por intermédio da Promotoria de Justiça de São Caetano de Odivelas firmou Termo de Ajustamento de Conduta com a Prefeitura do Município objetivando assegurar as condições higiênico-sanitárias da produção e comercialização da carne (massa) de caranguejo e seus derivados no âmbito da atividade prevista para o mês de dezembro, conhecida como “Festival do Caranguejo” deste ano e anos seguintes.
Por intermédio do referido TAC a Prefeitura assumiu o compromisso de disponibilizar local adequado para o beneficiamento da carne de caranguejo que será comercializada no Festival do Caranguejo deste ano e nos anos seguintes, além de comprometer-se a realizar a efetiva fiscalização das condições de beneficiamento da carne (massa) de caranguejo a ser utilizada no Festival do Caranguejo.
No ano de 2009 foi formalizado TAC com objeto similar, porém com vigência apenas para aquele ano.
A medida foi tomada devido a denúncia levado ao MPE, em 2009, com um vídeo que mostrava o processo de produção da polpa do caranguejo sem a minima condição de higiene. As imagens chocaram por mostrar crianças e adultos quebrando as patas do crustáceo e espelindo os pedaços da carne com a própria boca em pequenos potes.

(DOL, com informações do MPE-PA)

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

ELEIÇÕES EM PIRABAS

Edição: Paulo Henrique #

Ana Júlia reverte no 2° Turno em Pirabas e Dilma vence
 









No 1° Turno o Governador eleito Simão Jatene venceu a ptista Ana Júlia em Pirabas com pequena diferença, mas no 2° a governadora reverteu o quadro e obteve maior número de votos, frutos de trabalho coletivo de uma equipe liderada pelo prefeito Cláudio Barroso. Eis os números finais do 2º Turno para o Governo do Estado e para a Presidência da República:

Ana Júlia (PT) 5.173 – 56,44% Dos votos válidos
Simão Jatene (PSDB) 3.992 – 43,56% Dos votos válidos

Votos em Branco:
63

Votos Nulos
225

Abstenção
4.068 – 30,09%

Comparecimento:
9.453 – 69,91%

Número de Eleitores 13.521 em 43 Seções

Para Presidente da República
Dilma (PT) 6.370 – 69,07%
José Serra (PSDB) 2.853 – 30,93%    

ELEIÇÕES NO PARÁ

Edição: Paulo Henrique # 

Com serenidade a governadora Ana Júlia reconheceu a vitória de seu adversário e de forma democrática agradeceu os votos dos Paraenses e felicitou Jatene pela vitória. É assim que a política deve ser tratada e as intrigas precisam ser colocadas de lado. Valeu, Ana Júlia! (Amarildo de Jesus) 

Ana Júlia parabeniza Simão Jatene durante coletiva

 Após reunir a militância do PT (Partido dos Trabalhadores) e a imprensa, Ana Júlia Carepa, candidata a reeleição ao governo do Pará, parabenizou Simão Jatene pela vitória alcançada nas urnas.
'Parabenizo Jatene pela conquista, mas quero dizer que me sinto muito feliz porque sei que fiz uma mudança profunda no Pará e com a ousadia que ninguém antes teve coragem. As mudanças que nós fizemos irão ficar para sempre no Pará'.
Quando questionada sobre o seu futuro político, Ana Júlia revelou que não pretende assumir nenhum cargo. 'O que quero agora é terminar meu governo, inaugurar as obras que faltam e continuar sendo essa liderança política que mais de 44% da população acredita e confia', explicou.

Transição - A ainda governadora do Estado diz que passará a faixa para Simão Jatene e que não guarda qualquer ressentimento. 'Vai ser uma transição democrática e pacífica. Desejo que ele continue os projetos que deram certo no meu governo', finaliza.

ELEIÇÕES NO PARÁ

Edição: Paulo Henrique #

A democracia se fez presente mais uma vez e o candidato tucano Simão Jatene vai governar novamente o Pará. Vamos torcer para que nosso Estado continue crescendo e que os olhares do governador sejam extensos para o interior e Pirabas esteja nesse meio.(Amarildo de Jesus)

Eleições 2010: Simão Jatene volta a governar o Pará
Simão Jatene (PSDB) é o novo Governador do Pará. A totalização de votos no Estado aconteceu próximo à 0h, com todas as 14.581 seções apuradas. Jatene obteve 55,74% dos votos contra 44,26% da candidata adversária, a petista Ana Júlia Carepa. A diferença de votos foi de quase 400 mil votos.

Em suas primeiras palavras como governador eleito, Jatene disse que seu maior desafio será acabar com a pobreza e desigualdade social no Estado. 'Por isso, os primeiros investimentos serão nas áreas da educação, saúde e moradia', afirmou Jatene, em coletiva à imprensa na noite deste domingo (31).

Simão Jatene volta ao cargo após quatro anos de Governo do PT. Ele acompanhou a apuração em casa na companhia de familiares e, após o resultado, seguiu para avenida Doca de Souza Franco, onde uma grande festa foi armada para comemorar a vitória nas urnas. Antes, ele foi até o Hangar - Centro de Convenções, onde ficou concentrada a apuração de votos, e parabenizou o presidente do TRE-PA (Tribunal Regional Eleitoral do Pará) pela agilidade na divulgação dos resultados.


Durante a campanha eleitoral, o tucano liderou todas as pesquisas de intenção de voto dos paraenses. Entre suas principais propostas, Jatene pretende reforçar o atendimento nos hospitais municipais para diminuir a pressão no setor da saúde em Belém. Além disso, o novo governador prometeu construir mais dois hospitais regionais.

Na área da educação, o tucano prometeu reformar e reequipar as escolas; apoiar os municípios na gestão e expansão da rede pública de educação infantil e prosseguir com a interiorização da Uepa (Universidade do Estado do Pará), criando cursos superiores de Saúde em Marabá, como o de Medicina.


No ensino profissionalizante, Jatene pretende recuperar as escolas existentes e construir mais 12, de forma a alcançar a meta de 60 mil matrículas em 2014. Outro projeto é criação da Universidade Tecnológica do Pará.

Na área de segurança, Jatene prometeu recuperar o programa Pró-Paz e investir na modernização das polícias, adquirindo equipamentos. Para gerar emprego e renda, Jatene pretende fortalecer cadeias produtivas do agronegócio e políticas estaduais de florestas, pesca e aquicultura.

Simão Jatene também pretende construir a Praça da Juventude, no entorno do Mangueirão, com dez ginásios de esportes.

Perfil - Filho de um imigrante libanês com uma nordestina, Simão Jatene nasceu em Belém, mas foi criado em Castanhal. Se formou em Economia pela Universidade Federal do Pará e fez mestrado na mesma área na Universidade de Campinas (SP).

Em 1982, participou da primeira eleição direta para governador depois da ditadura militar. Já ocupou cargo de secretário de Planejamento do Estado em dois governos e secretário geral do Ministério da Previdência, quando participou da criação do Ministério da Reforma Agrária. Em 1988, foi um dos fundadores do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). Também já foi secretário de Produção.

Foi eleito governador do Pará em 2002. Nas eleições de 2010, Simão Jatene volta a ocupar o maior cargo do Executivo paraense.

Dia de eleição - A apuração de votos no Pará foi mais rápida em relação ao primeiro turno. Desta vez não houve imprevistos como o naufrágio de uma embarcação que trazia dados da votação de Portel, na região do Marajó, apenas a lentidão no sistema de transmissão de dados atrasou o final da apuração.

Entre os oito Estados e o Distrito Federal, onde os eleitores voltaram às urnas neste domingo, o Pará ficou entre os três últimos a totalizar a apuração, juntamente com Piauí e Alagoas. Na avaliação do presidente do TRE-PA, João Maroja, as eleições no Pará neste segundo turno foram tranquilas.

Abstenções - O número de eleitores que não compareceram às urnas cresceu em relação ao 1º turno. O percentual de abstenções chegou a 26,79% no Pará, o que representa 1.275.991 eleitores. Segundo especialistas, isso se deve ao feriado prolongado, que fez com que muitos eleitores viajassem. Brancos e nulos somaram 4,27%.

Presidente - Dilma Rousseff, eleita a primeira mulher presidente do Brasil, teve 53% dos votos dos paraenses contra 46% de José Serra.