terça-feira, 3 de abril de 2012

Japerica reverencia Nossa Senhora do Livramento



                                   

Distante 15 Km da sede do município de São João de Pirabas, o Distrito de Japerica, teve um domingo diferente, com a realização do Círio da localidade, em homenagem a Nossa Senhora do livramento. Irmanada, a comunidade católica trabalhou durante alguns dias para a realização da grande festa e no sábado a noite, a imagem da Santa Padroeira, foi conduzida pelos fiéis pelas ruas da Vila, na trasladação que saiu da Matriz, com destino à Igreja do Sagrado Coração de Jesus. A animação foi de responsabilidade dos grupos de jovens que mais uma vez tiveram participação especial.  A imagem pernoitou na Igreja do Sagrado Coração, aguardando o momento da procissão  na manhã seguinte. No domingo, a alvorada de fogos de artifícios, simbolizava o que antecederia a Romaria que os fiéis devotos se preparavam para a caminhada,  tradicionalmente conhecida pela simplicidade com que os moradores de todas as classes sociais, reverenciam a Virgem Santa. Convidado pela Paróquia de Pirabas, padre Francisco Antonio, Celebrou a missa de abertura, para depois caminhar junto ao povo, rezando e cantando. Como de costume, os moradores enfeitaram as fachadas de suas casas, como forma de respeito ao momento do Círio. Na corda, pagadores de promessas de todas as idades, demonstravam suas devoções e alegrias, por estarem homenageando a Senhora do Livramento. Na Berlinda, decorada com flores e com  acabamento impecável, a imagem era conduzida e protegida pelos romeiros. A longa caminhada continuava chamando a atenção dos moradores de Japerica, assim como os visitantes, sendo que todos cantavam e aplaudiam. O pipocar dos fogos, cumprimento de muitos pagadores de promessas também é considerado como referencial do Círio. 

                              

Ao longo da Avenida Beira-Mar, vista da parte mais alta, a procissão traduzia o que já era esperado pela população, que além de participar ativamente, convida parentes e amigos para a celebração de um dos encontros religiosos mais antigos da Região. Muitos devotos aguardavam a chegada da Santa em frente a Matriz e quando o padre retirou a imagem da berlinda, vários foram os pedidos de bênçãos. Os olhares atentos dos devotos, representavam o respeito pela Santa Padroeira. A festa foi encerrada com a celebração da missa e a certeza de quem agradeceu o momento mesmo rezando em silêncio.


                             
                                  Amarildo, Beto Faro e Cláudio Barroso, prestigiaram o Círio.  

Durante toda a semana que antecedeu o Círio, a Prefeitura de Pirabas, realizou serviços, preparando a Vila para receber os turistas , fato comentando por muita gente, sendo extensos os agradecimentos ao prefeito Cláudio Barroso. Ao lado do  vereador e presidente da Câmara de Pirabas, Amarildo de Jesus, o prefeito Cláudio acompanhou  o Círio, quando recepcionaram o Deputado Federal Beto Faro (PT) sendo cumprimentados por grande parte dos moradores de Japerica. Na opinião da moradora Nilza Santos, Japerica está cada vez mais aconchegante e isso representa maior condição para que os visitantes estejam sempre presentes na Vila. Na mesma linha de pensamento está Alexandre das Mercês, que nasceu em Japerica, mora em Belém, mas participa do Círio todos os anos. Na opinião de Alexandre, Japerica está se fortalecendo como fonte turística de Pirabas, recebendo visitas de pessoas dos mais distantes centros. ”É por isso que muita gente considera Japerica como a Flor de Pirabas”, finaliza. 
O vereador Amarildo de Jesus (PR), que tem grande afinidade com Japerica diz-se empolgado com a evolução da localidade que tem potencial  considerado como um dos mais evolutivos, graças a simplicidade dos moradores. ”Tenho minhas raízes em Japerica e todo farei para contribuir com o progresso dessa terra abençoada e de seu povo acolhedor”, considera Amarildo.  

Texto: Paulo Vasconcellos

Fotos: Maciel Santos e Dalva Vasconcellos

Edição: Dyah Sousa e Alex Cunha



Nenhum comentário:

Postar um comentário