quarta-feira, 25 de abril de 2012

Eu e minha família




Assim como foram destacados o trabalho do judiciário e a popularidade de Bosco Moysés, o Jornal de Capanema também publicou matéria sobre minha trajetória familiar, razão pela qual, fico muito grato a equipe comandada pelo jornalista Paulo Vasconcellos, que fez matéria ressaltando meu nome em especial. abaixo, a reportagem. (Amarildo de Jesus)

Amarildo de Jesus: Reconhecimento pelo trabalho e o apoio familiar.
O homem é dotado de inteligência que gera capacidade, integridade, compromisso, responsabilidade e vários outros itens que se somam aos procedimentos que ele passa a ter no decorrer de sua existência. O cidadão Amarildo de Jesus Pereira Ferreira é entusiasta com tudo o que se dispõe a fazer, quer no campo profissional ou no âmbito familiar, a forma prática de um homem simples que além das atividades profissionais, encontrou na política a condição de fazer o bem sem olhar a quem. É esse o perfil de Amarildo, que foi adotado pelo município de São João de Pirabas, constituindo sua família, participando dos avanços de todos os setores que movimentam as comunidades pirabenses. A cidadania é uma das prestações de serviços de Amarildo, que sempre procura resolver aquilo que está a seu alcance.


Então, baseado em todos esses princípios, Amarildo tem na família o esteio de sustentação para promover o espírito da cidadania e estar de bem com todos. “Agradeço a Deus por me dar a força necessária para estar sempre em harmonia com a minha família e com todos os que estão ao meu redor, formando o seio constitucional que me faz cada vez mais feliz, por tudo o que tenho conseguido, que considero ações mais do que proveitosas”, relata, com convicção de que a família para ele é o começo de tudo e a continuidade da convivência harmoniosa. A grande pilastra de sustentação das células que movem todas as ações é a família e isso, Amarildo tem consciência, por receber apoio de todos. Há 16 anos está casado com Adriana Costa e com ela troca opiniões, assim como, divide as tarefas no atendimento aos filhos, não esquecendo as pessoas com quem têm boas afinidades. A família é a base e por essa razão, as conquistas são constantes no dia a dia de Amarildo, considerado por todos e respeitado por quem acompanha seu sucesso.


Edição: Dyah Sousa
Reportagem: Paulo Vasconcellos e André Mello
Fonte:Jornal de Capanema – Edição 490

A amizade e o prestígio de Bosco Moysés com sua gente






Ao avaliarem o prestígio de alguns políticos de Pirabas, os integrantes do Jornal de Capanema fizeram menções ao nome do empresário Bosco Moysés, matéria também publicada na edição atual do JC, conforme segue. (Amarildo de Jesus)


Conversar com as pessoas, perguntar sobre os problemas socioeconômicos e trocar ideias do que pode ser feito para amenizar situações é atividade constante do empresário João Bosco Rufino Moysés, que tem residência fixa no município de São João de Pirabas, localizado na Zona do Salgado. A expressão empresarial deu a Bosco Moysés, handicap por ser reconhecido em suas atividades nos projetos que centralizam o desenvolvimento sustentável, não só de suas ocupações como empresário, mas também no âmbito político, razão pela qual, o credencia como liderança expressiva na Região. Os cargos políticos que ocupou, representam para Bosco Moysés, afinidade com o povo que o conduziu a Assembleia Legislativa do Estado e também a prefeitura de Pirabas, por dois mandatos consecutivos.
A linha de conduta de um político depende de suas ações em favor de projetos destinados aos interesses das camadas sociais, concluindo o que foi construído, antes alicerçado de forma compacta e assim por diante. Os compromissos que Bosco Moysés tem assumido com seus correligionários, são atribuídos à sua forma de fazer política, usando a sinceridade como maior virtude, um de seus principais trunfos. Em Pirabas, todos conhecem Bosco Moysés, homem de personalidade forte, que sempre está disponível para tratar os assuntos que lhes são atribuídos, mas a maioria dos moradores do município e da região sabe que se trata de uma pessoal carismática, que se dispõe a trabalhar várias horas ininterruptas. É difícil avaliar o perfil do empresário Bosco Moysés, no entanto, se torna suscetível a partir do momento em que suas ações aparecem e isto mostra sua capacidade de interagir.
São muitas as qualidades que redundam à liderança que é reconhecida e comentada por quem sabe das intenções de Bosco, no que diz respeito ao tratamento à causa pública. Ao serem ouvidas, algumas pessoas tecem elogios, mas fazem questão da falar da seriedade que ele impõe em tudo aquilo que se destina a fazer. A solidariedade também é um dos referenciais de Bosco Moysés, sobre tudo no trato com as camadas menos favorecidas, que conseguem sensibiliza-lo. Expressivo no âmbito social, Bosco Moysés não se preocupa em contabilizar dividendos de seu poder patrimonial, preferindo ser o mais simples possível, pois foi assim que ele construiu seu lastro que compõe suas propriedades. Na política, sempre foi vencedor e durante os dois mandatos como prefeito de Pirabas, realizou grandes obras que fazem parte da história do município, ações jamais vistas por aqueles lados do Estado do Pará. O circulo de amizades construído por Bosco Moysés é notabilizado por tantos nomes importantes estarem inseridos. Se forem feitos levantamentos da quantidade de amigos, certamente não há condições de se chegar à conclusão, porque este rol aumenta a cada dia que passa. A relação de amigos não é composta apenas por integrantes da classe social elevada, mas sim, por todas as que compõem uma rede de amizades, provando que a popularidade também faz parte do contexto. È assim a convivência de Bosco Moysés, que recebe visitantes em sua casa, mas também procura se encontrar com pessoas em seus locais de moradias, trocando com elas, várias ideias e assim o tempo vai passando. A reportagem do JC esteve na residência de Bosco Moysés, mas ele estava realizando grande encontro com lideranças políticas, entretanto, fontes ligadas ao empresário, informaram que sempre que é indagado sobre sua provável candidatura nas eleições deste ano Moysés prefere usar a coerência e esperar o momento certo, mas mesmo assim tem consciência de que seu nome é “cantado em verso e prosa”, como pré-candidato ao executivo. Para a certeza de que o nome de Bosco Moysés faz parte das expectativas de muita gente. 

Edição: Dyah Sousa
Reportagem: Paulo Vasconcellos e André Mello
Fonte:Jornal de Capanema – Edição 490


Jornal de Capanema noticia instalação do judiciário em Pirabas


Dra. Maria Augusta, juíza de São João de Pirabas.

Sempre que acontecem fatos noticiosos em Pirabas, o Jornal de Capanema abre espaços para publicar em seu site e nas páginas da versão impressa. Recentemente a reportagem do JC esteve em nosso município e registrou a instalação do poder judiciário, que já destina seus serviços, atendendo as necessidades da população. Leia a íntegra da matéria. (Amarildo de Jesus)


O Poder Judiciário oferece seus serviços ao cidadão, formando o tripé com o Executivo e com o Legislativo, subsidiando ações para atendimentos, sejam quais forem os casos. Pensando no bem estar da população, o vereador Amarildo de Jesus (PR), presidente do Poder legislativo Pirabense, destinou empenho para a instalação do judiciário no município, com o intuito de atender os processos, até então pendentes. A proposição de Amarildo foi aceita pelos demais vereadores e então, ouve a formação de uma comissão que começou a fazer os contatos com a Juíza da Comarca de Santarém Novo, Dra. Maria Augusta Freitas de Sousa, sendo feito o procedimento para a instalação do Poder Judiciário em Pirabas.
Depois da tramitação dos documentos, o Judiciário começou suas atividades, tendo a estrutura da Câmara Municipal, disponibilizada e assim, semanalmente são feitos os atendimentos. De acordo com Amarildo, a modernidade está sendo alvo de conotação, pois os julgamentos dos processos são feitos na versão áudio visual, fato inédito na região. Sobre a necessidade da execução dos trabalhos no município, a Juíza Maria Augusta, afirmou estar satisfeita com a parceria firmada, uma vez que o presidente da Câmara, vereador Amarildo de Jesus, ofereceu toda a estrutura para o funcionamento das atividades do Poder Judiciário. O procedimento de dotar o município de Pirabas com a estrutura Judiciária, atende as expectativas do povo, agilizando os serviços e concluindo os processos pendentes. “Achamos por bem, reunir forças para termos o judiciário e recebemos a aceitação da Dra. Maria Augusta, que não mediu esforços, atendendo nossa solicitação”, sintetiza Amarildo, afirmando também que o funcionamento do Poder Judiciário em Pirabas é inédito no município, tornando realidade um sonho antigo, uma vez que antes, os munícipes precisavam se deslocar para outras localidades, tornando ainda mais demorados os processos. “Agora, com pouco tempo, esses processos são avaliados e julgados, amenizando cada situação e valorizando o esforço de toda a equipe do Judiciário”, finaliza o presidente Amarildo.

Edição: Dyah Sousa
Reportagem: Paulo Vasconcellos e André Mello
Fonte:Jornal de Capanema – Edição 490

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Pirabas é destaque no Jornal de Capanema




 Sempre que há movimentação noticiosa em Pirabas a imprensa se encarrega de divulgar e agora, momento em que houve decisão de minha parte em tomar novo rumo político, o Jornal de Capanema fez matérias relacionadas ao assunto, destinando espaços em sua edição atual. Outro assunto destacado pelo Jornal, diz repeito a instalação dos serviços do poder judiciário. Estou inserindo nesta postagem, as matérias destacadas pelo Jornal.


O jornal está circulando em Pirabas, sendo vendido em alguns pontos comerciais. 

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Internada há 36 anos em UTI lança livro de memórias escrito com a boca


CLÁUDIA COLLUCCI
DE SÃO PAULO
Faz 36 anos que Eliana Zagui vive deitada num leito de UTI do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas de São Paulo. Vítima de paralisia infantil aos dois anos, ela perdeu os movimentos do pescoço para baixo. Respira com ajuda de equipamentos.
Na cama, a menina se formou no ensino médio, aprendeu inglês, italiano, fez curso de história da arte e tornou-se pintora. Tudo isso usando a boca para escrever, pintar e digitar. Hoje, lança (só para convidados) seu primeiro livro: "Pulmão de Aço - uma vida no maior hospital do Brasil" (Belaletra Editora).
Pulmão de aço é o nome de uma máquina, inventada na década de 1920, parecida com um forno. As pessoas com insuficiência respiratória eram colocadas dentro dela, com a cabeça de fora.
Eliana ficou cinco dias lá dentro, mas não funcionou. A pólio havia paralisado completamente o diafragma e a deglutição. Ela teve, então, que ser conectada para sempre a um respirador artificial. Só consegue ficar poucas horas longe do aparelho.
Entre 1955 e o final da década de 70, 5.789 crianças vítimas da pólio foram internadas no HC. Sete delas, atingidas com mais severidade, ficavam lado a lado na UTI. "Nós nos apegávamos um ao outro, como numa grande família. Era a única maneira de suportar aquilo tudo", lembra Eliana.
Da turminha, só sobreviveram ela e Paulo Machado, 43, que divide o quarto com a amiga e cuja história de vida também aparece no livro. "A Eliana é minha irmã, a minha família. Tem temperamento forte. Quando vejo que ela está brava, coloco os fones de ouvido e fico na minha", diz.
Eles poderiam viver com suas famílias, com o apoio do hospital. Mas nunca houve interesse por parte delas. Os parentes raramente os visitam. "Não me magoo mais. Já sofri muito e hoje aprendi que cada um é cada um."
Eliana e Paulo passam a maior parte do tempo na internet. Ela gosta de sites de relacionamentos, de pintura e artesanato. Paulo é aficionado por cinema. Está envolvido na produção de uma animação cuja protagonista é Teca, o apelido carinhoso pelo qual chama Eliana. E, para ela, o amigo é o Teco.
Quando é necessário, ele faz as vezes de irmão mais velho. "Dias atrás, eu me irritei no Face [Facebook] e postei uma mensagem malcriada. O Paulo viu e me chamou a atenção", conta Eliana, que chegou a ter 3.000 amigos virtuais. "Fiz uma limpa no final do ano e só deixei uns cem. Agora tenho uns 300, mas preciso limpar de novo."
A saudade dos amigos reais, os quais viu morrer um a um, é o que mais a entristece. "Foram momentos tão bons. Mas não voltam mais."
No livro, ela relata que flertou com o suicídio. "Avaliava as possibilidades: arrancar a cânula da traqueia com a boca, cortar ou furar o pescoço." E encerra com humor. "Descobrimos que até para morrer antes da hora precisamos da ajuda de alguém."
Eliana diz que, volta e meia, essas ideias ainda a visitam, mas que hoje tenta aliviar suas angústias nas sessões semanais de análise.
Pergunto se sonha em viver na casa dos pais. "Não. Eu iria estagnar", responde convicta. Mas, sim, ela sonha em morar fora do hospital.
Em dezembro último, pela primeira vez em 36 anos, passou o Natal fora do HC, na casa de amigos. Foi de maca e com respirador artificial portátil. "Foi uma experiência ótima, indescritível."
Quanto ao livro, Eliana diz esperar que ele ajude "aqueles que não querem nada com a vida". "É claro que cada um tem as suas dores. A minha desgraça não é maior que a sua nem a sua é maior que a minha. Mas é sempre bom poder aprender a tirar o que vale a pena da vida."

Fonte: Folha de São Paulo

PULMÃO DE AÇO
AUTORA Eliana Zagui
PREÇO R$ 36
PÁGINAS 240
EDITORA Belaletra

terça-feira, 3 de abril de 2012

Parlamento pirabense fecha primeiro trimestre




                        
O dia 31 de março marcou o fechamento do primeiro trimestre do ano legislativo do parlamento pirabense, com sessão ordinária realizada no Plenário Plácido Nascimento, sede do poder legislativo. a Câmara Municipal de Pirabas é presidida pelo vereador Amarildo de Jesus, tendo como secretários na Mesa Diretora, os edis Aranildes Barros e Tadeu Freitas, formando a linha de frente que conduz as reuniões. Desde que foi eleito presidente, Amarildo mentem bom relacionamento com seus pares, tratando com seriedade junto com eles, todos os projetos que são de interesses da população, sendo que mesmo havendo divergências de âmbitos político e partidário, as discussões acontecem dentro dos conceitos, como em qualquer outro parlamento.
Os outros parlamentares que estiveram presentes na última sessão do trimestre: -  Raimundo Nonato Maciel, Ednaldo Reis,  e Gilberto Sidney. Estiveram ausentes da sessão, mas com justificativas: Francisco de Assis Júnior, Antônio das Mercês e Janilson Matos. Foram apresentados requerimentos, defendidos pelos vereadores e todos aprovados por maioria, assim como, os parlamentares cumpriram todos os expedientes que compõem a sessão plenária. Os vereadores ocuparam a tribuna para fazerem seus pronunciamentos e por votação unanime a sessão ordinária desta sexta-feira (6), foi transferida para a próxima semana em decorrência das celebrações da Semana Santa. A partir das próximas sessões, começam a ser apresentados os projetos que encabeçam o segundo trimestre do ano  legislativo.



Edição e fotos: Dyah Sousa e André Melo

Japerica reverencia Nossa Senhora do Livramento



                                   

Distante 15 Km da sede do município de São João de Pirabas, o Distrito de Japerica, teve um domingo diferente, com a realização do Círio da localidade, em homenagem a Nossa Senhora do livramento. Irmanada, a comunidade católica trabalhou durante alguns dias para a realização da grande festa e no sábado a noite, a imagem da Santa Padroeira, foi conduzida pelos fiéis pelas ruas da Vila, na trasladação que saiu da Matriz, com destino à Igreja do Sagrado Coração de Jesus. A animação foi de responsabilidade dos grupos de jovens que mais uma vez tiveram participação especial.  A imagem pernoitou na Igreja do Sagrado Coração, aguardando o momento da procissão  na manhã seguinte. No domingo, a alvorada de fogos de artifícios, simbolizava o que antecederia a Romaria que os fiéis devotos se preparavam para a caminhada,  tradicionalmente conhecida pela simplicidade com que os moradores de todas as classes sociais, reverenciam a Virgem Santa. Convidado pela Paróquia de Pirabas, padre Francisco Antonio, Celebrou a missa de abertura, para depois caminhar junto ao povo, rezando e cantando. Como de costume, os moradores enfeitaram as fachadas de suas casas, como forma de respeito ao momento do Círio. Na corda, pagadores de promessas de todas as idades, demonstravam suas devoções e alegrias, por estarem homenageando a Senhora do Livramento. Na Berlinda, decorada com flores e com  acabamento impecável, a imagem era conduzida e protegida pelos romeiros. A longa caminhada continuava chamando a atenção dos moradores de Japerica, assim como os visitantes, sendo que todos cantavam e aplaudiam. O pipocar dos fogos, cumprimento de muitos pagadores de promessas também é considerado como referencial do Círio. 

                              

Ao longo da Avenida Beira-Mar, vista da parte mais alta, a procissão traduzia o que já era esperado pela população, que além de participar ativamente, convida parentes e amigos para a celebração de um dos encontros religiosos mais antigos da Região. Muitos devotos aguardavam a chegada da Santa em frente a Matriz e quando o padre retirou a imagem da berlinda, vários foram os pedidos de bênçãos. Os olhares atentos dos devotos, representavam o respeito pela Santa Padroeira. A festa foi encerrada com a celebração da missa e a certeza de quem agradeceu o momento mesmo rezando em silêncio.


                             
                                  Amarildo, Beto Faro e Cláudio Barroso, prestigiaram o Círio.  

Durante toda a semana que antecedeu o Círio, a Prefeitura de Pirabas, realizou serviços, preparando a Vila para receber os turistas , fato comentando por muita gente, sendo extensos os agradecimentos ao prefeito Cláudio Barroso. Ao lado do  vereador e presidente da Câmara de Pirabas, Amarildo de Jesus, o prefeito Cláudio acompanhou  o Círio, quando recepcionaram o Deputado Federal Beto Faro (PT) sendo cumprimentados por grande parte dos moradores de Japerica. Na opinião da moradora Nilza Santos, Japerica está cada vez mais aconchegante e isso representa maior condição para que os visitantes estejam sempre presentes na Vila. Na mesma linha de pensamento está Alexandre das Mercês, que nasceu em Japerica, mora em Belém, mas participa do Círio todos os anos. Na opinião de Alexandre, Japerica está se fortalecendo como fonte turística de Pirabas, recebendo visitas de pessoas dos mais distantes centros. ”É por isso que muita gente considera Japerica como a Flor de Pirabas”, finaliza. 
O vereador Amarildo de Jesus (PR), que tem grande afinidade com Japerica diz-se empolgado com a evolução da localidade que tem potencial  considerado como um dos mais evolutivos, graças a simplicidade dos moradores. ”Tenho minhas raízes em Japerica e todo farei para contribuir com o progresso dessa terra abençoada e de seu povo acolhedor”, considera Amarildo.  

Texto: Paulo Vasconcellos

Fotos: Maciel Santos e Dalva Vasconcellos

Edição: Dyah Sousa e Alex Cunha