sábado, 22 de janeiro de 2011

ARTIGO DO DIA - Por Paulo Vasconcellos*

Edição: PH

A enfermagem a serviço da Saúde Pública
            Credenciar profissionais para exercer qualquer que seja a função que exija aprimoramento inerente a preparação acadêmica, requer dedicação, amor e determinação, visando o cumprimento das diretrizes e normas existentes no manual de instruções de cada setor. Quando se trata de uma vertente que conduz o elemento a ter que se doar em favor de sua profissão, transforma seus atos profissionais em humanitários, dando-lhe subsídios que fortalecem sua condição de transpor suas vontades e atribuições na profissão, sobretudo quando se tratar de saúde pública, setor que exige maior sobrecarga, pois os serviços são destinados a pessoas de todas as classes sociais. Para tanto o profissional precisa ter conhecimento profundo e atender os requisitos necessários que norteiam as instruções grafadas em todos os manuais para então colocar em prática, tudo o que for colhido na teoria.
Com base em pesquisas feitas nos mais diversos setores da enfermagem, como nos casos as informações constantes em sites, procurei aprofundar esse assunto, ilustrando com minha retórica intercalada aos principais pontos que são destinados à profissão de enfermeiro ou enfermeira. O texto foi oferecido para a turma de enfermagem da ESAMAZ – Escola Superior da Amazônia, defender um trabalho da matéria antropologia, em cuja turma faz parte, minha filha Anna Karla, acadêmica de enfermagem.
            O profissional de enfermagem, por exemplo, precisa, além da teoria e da prática, ser dedicado, prudente, pacífico na desenvoltura de sua profissão, conforme as regras gerais. Em serviços de saúde pública, como em qualquer organização modernamente estruturada, os manuais são hoje amplamente reconhecidos como um dos importantes meios para o eficiente desenvolvimento dos programas.
Assim, também, em serviço de enfermagem de saúde pública, especialmente de nível ampliado, a utilização de manual, compreendendo normas e procedimentos, é condição indispensável ao desempenho do trabalho, em termos do alcance dos objetivos da organização. Ele se torna ainda mais importante pelo fato do trabalho de enfermagem ser, por sua natureza, polivalente envolvendo ação integradora de todas as áreas responsáveis pela assistência à população, implicando, portanto:
a) conhecimento de um conjunto de normas e procedimentos técnico-administrativos variados e de caráter multiespecializado;
b) adequada aplicação de normas e procedimentos em diferentes situações de saúde.
A característica polivalente da enfermagem e suas implicações justificam e tornam indispensável à utilização de manual, uma vez que ele, adequadamente estruturado, oferece condições para melhor transmissão das normas e procedimentos ao pessoal de enfermagem durante o treinamento em serviço, e uniformidade na interpretação destas informações na continuidade do trabalho para reafirmação e esclarecimentos.
            Conhecidas as regras gerais, o enfermeiro profissional abraça uma causa mais do que justa, pois assume diante de seu juramento, dedicação total ao que se refere o compromisso de dar ao paciente, condições de resistência ao tratamento que ele está sendo submetido. Ser profissional de enfermagem é ter que lhe dar com várias situações e a elas ser fiel, para melhor desempenho e obtenção de resultado positivo. Precisa ser usada de forma adequada e clara a palavra “tratamento”, levando em consideração todos os seus significados, visando a junção de regras pertinentes ao ato conclusivo referenciado na condição de que cada caso é um caso.
Depois de normatizadas, as regras são colocadas em prática e então o serviço propriamente dito, engloba os parâmetros da saúde pública e nela são fundamentados os principais pontos que indicam ações e reações. Saúde Pública representa, como atividade, no conceito atual, toda ação dirigida diretamente para a promoção, proteção e restauração da saúde da comunidade. Pode-se considerar diretamente, pois, toda outra atividade que contribua, seja direta ou indiretamente, para a melhoria do padrão de vida da população, influenciará, positiva e indiretamente, na elevação da saúde da comunidade.
Existe toda uma gama de organizações estatais, paraestatais, de economia mista ou privada, interessadas diretamente na melhoria da saúde da população, tais como: unidades sanitárias locais ou distritais; hospitais; laboratórios regionais ou centrais; serviços de assistência médico-odontológico das Forças Armadas; serviços médicos da previdência social; serviços médicos mantidos ou grandemente subvencionados pelo Governo, para clientela específica; gabinetes dentários, etc.
            Em tese, resume-se que a enfermagem inserida no serviço de saúde pública é levada em consideração para maximização do atendimento em favor da minimização do sofrimento, contemplando o paciente com tratamento específico, tendo o profissional que cumprir a fidelidade, o caráter, o comprometimento e a satisfação de se doar em favor de cada problema, reforçando seus atos para alcançar os objetivos positivos nas questões curativas. Cada profissional de enfermagem, ou de qualquer outra profissão, mantendo seu padrão ético, reúne amplas condições de se destacar sempre que for convocado. O enfermeiro ou a enfermeira são seres humanos capazes para excelente contribuição à saúde pública e para isso basta usarem suas credenciais de bons profissionais.

Texto: Paulo Vasconcellos, com adaptações.
Digitação: Anna Paula Vasconcellos
Fontes de pesquisas: Sites especializados em enfermagem e livros do gênero.
 
 
P.S - E oportuno o destacar assuntos relacionados a Saúde Pública e a enfermagem sustenta o apoio a um outro importante setor que é a medicina. O texto acima retrata a importância que tem os enfermeiros e as enfermeiras no tratamento da Saúde Pública (Paulo Vasconcellos)

Um comentário:

  1. A saúde pública é o bem estar físico,mental e social.
    e universal pois Na administração pública o tema mais clássico é recursos humanos, representados, em geral, pelo servidor público. Seja pela escassez, seja pela qualificação, seja pelo desempenho ou qualquer outro motivo. O fato é que é tema recorrente nas reuniões de planejamento estratégico e outras em cujos assuntos envolvam resultados.

    os profissionais de saúde tem um papel importante que é orientar e combater as doenças das regioes . acima dessa profissao tão linda e o AMOR PELO PRÓXIMO.

    ResponderExcluir